Registrar Manifestação online

     

    Você sabe o que é a Ouvidoria?

    A Ouvidoria da Prefeitura Municipal é um instrumento democrático de controle e avaliação que permite acompanhar, sugerir e comentar a atuação política dos representantes do povo, contribuindo para a construção e para o fortalecimento da democracia, com ética e transparência.

    A Ouvidoria, dessa maneira, é um órgão de interlocução entre Prefeitura Municipal e a sociedade, constituindo-se em um canal aberto para o recebimento de solicitações, pedidos de informações, reclamações, sugestões, e quaisquer outros encaminhamentos da sociedade, desde que relacionados à Prefeitura Municipal.

    Conheça os benefícios da Ouvidoria

    A criação da Ouvidoria da Câmara Municipal estreita a comunicação entre a sociedade e o Poder Executivo, permitindo que o cidadão participe do processo de elaboração e discussão das leis municipais. É uma maneira eficaz de demonstrar compromisso e comprometimento com a sociedade.

    A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o cidadão e o poder público. E o Ouvidor representa o cidadão, atuando na defesa de seus interesses. A figura do Ouvidor, ou ombudsman, está identificada com a proteção aos direitos individuais. E a Ouvidoria é o órgão interlocutor entre o poder público e a sociedade, recebendo sugestões, comentários, críticas, denúncias e incentivando a participação popular.

    Para que serve?

    A Ouvidoria é um espaço criado para o cidadão interagir com as políticas públicas. A criação do órgão é o reflexo das aspirações populares por maior participação e conhecimento da atuação do Poder Executivo. É um instrumento democrático de controle e avaliação que permite acompanhar, comentar, sugerir e elogiar a atuação política dos representantes do povo, contribuindo para a construção e o fortalecimento da democracia, com ética e transparência. É uma ferramenta de consolidação da soberania e participação popular, onde o Ouvidor representa os interesses do cidadão junto à instituição. A Ouvidoria é um espaço de cidadania. Você pode participar enviando sugestões, comentários, dúvidas e solicitações.

    Resumo do que é a Ouvidoria

    • É o canal de comunicação direta entre a sociedade (cidadão) e o Poder Executivo.

    • É a voz da sociedade, o porta-voz do cidadão junto ao Poder Executivo;

    • Por meio da Ouvidoria, a população contribui para aprimorar a qualidade dos serviços que o Executivo oferece.

    • É uma espécie de ‘termômetro’, recebendo e analisando os comentários sobre a opinião que a sociedade tem da atuação parlamentar.

    • É o canal de comunicação que permite ao cidadão – com sugestões e comentários – colaborar com a qualidade do serviço prestado.

    • É uma porta aberta para a cidadania.

    Para que existe a Ouvidoria?

    • Para consolidar a democracia e fortalecer a cidadania, incentivando a participação popular.

    • Para receber e analisar as demandas enviadas pelos cidadãos (solicitações, sugestões, comentários, elogios) e buscar soluções, tendo em vista aprimorar a prestação do serviço público.

    • Para assegurar ao cidadão o atendimento de suas reivindicações.

    • Para levar ao conhecimento dos integrantes do Poder Executivo o pensamento, os anseios e as necessidades dos cidadãos e auxiliar os parlamentares no processo executivo (apresentação, discussão e votação de proposições em plenário e nas comissões temáticas).

    • Para contribuir e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Executivo à população, sugerindo e recomendando providências.

    • A existência da Ouvidoria estreita a relação entre a sociedade e o Poder Executivo, permitindo que o cidadão participe do processo de elaboração e discussão das leis municipais.

    Quem é o Ouvidor e como trabalha?

    • O Ouvidor Parlamentar é o representante do cidadão no Poder Executivo, a ‘ponte’ entre a sociedade e o poder público.

    • Defende os interesses do cidadão e da instituição parlamentar, difundindo o papel do Executivo e de seus integrantes.

    • É um agente de transformação social e promotor da cidadania, facilitando a comunicação entre o poder público e a sociedade.

    • Suas atribuições estão fundamentadas em princípios éticos.

    • O Ouvidor recebe, analisa e encaminha para deliberação as manifestações dos cidadãos, sempre buscando soluções.

    Cabe ao Ouvidor Parlamentar:

    • Aprimorar o andamento das demandas da população e transformar a Ouvidoria no canal de contato dos cidadãos.

    • Exercer função articuladora, mediadora, propondo políticas públicas para melhorar a comunicação com a sociedade.

    • Orientar o cidadão sobre o processo Executivo.

    • Ressalte-se o trabalho educativo a ser realizado, uma vez que qualquer resposta encaminhada ao cidadão, independente do assunto, pode e deve incentivar o acompanhamento do trabalho dos parlamentares.

    Como enviar mensagens para a Ouvidoria?

    Saiba os tipos de mensagens que o cidadão pode enviar:

    • Solicitações de informações e orientações: informações sobre proposições; orientações sobre leis em vigor.

    • Sugestões: propostas para aprimorar os trabalhos do Poder Executivo.

    • Questionamentos ou Reclamações: queixa contra a prestação de serviços ou abuso de autoridade praticada por aqueles que representam o Poder Executivo.

    • Comentários: dúvidas, desabafos, críticas sobre temas variados e atuais, principalmente envolvendo atuação de políticos e agentes da administração pública.

    • Elogios: agradecimento aos atendimentos realizados pela Ouvidoria e demais setores da Prefeitura Municipal.

    Como faço para falar com a Ouvidoria da Prefeitura

    a. Por meio do seguinte formulário

    b. Correio eletrônico: por e-mail, enviar mensagem eletrônica para: prefeitura@palmeirina.pe.gov.br

    c. Telefone: (87) 3791-1156

    d. Pessoalmente na Prefeitura Municipal, no horário de expediente.


    Vale informar que, os temas e assuntos sobre os quais o cidadão pode enviar mensagens à Ouvidoria devem contemplar questões relacionadas às atribuições e competências do Poder Executivo, previstas na Constituição Federal e nas leis do Estado e do Município.

    É necessário identificar-se?

    A identificação é fundamental para o recebimento da resposta. Nome e endereço completos são indispensáveis. Se tiver telefone ou e-mail é importante enviar, pois o sigilo é garantido. Denúncias anônimas não são aceitas.

    Qual o tempo de resposta?

    Depende da demanda e da complexidade das mensagens. A sugestão é fazer uma triagem para priorizar determinadas mensagens. Porém, o tempo nunca deve exceder a trinta (30) dias.

    Pedidos particulares fogem à competência da Ouvidoria.

    Existe um modelo para enviar a mensagem e/ou correspondências?

    Não existem modelos preestabelecidos. Porém, a Ouvidoria da Prefeitura Municipal possui, em sua página na Internet, um formulário o qual pode ser preenchido pelo interessado. O cidadão pode escrever da forma como achar melhor, mas é fundamental que suas informações sejam simples, objetivas, diretas, para que o mais breve possível seja feito o encaminhamento da resposta.

    E as denúncias?

    Não basta denunciar. A Ouvidoria necessita de um relato completo do assunto, documentos, provas, enfim, tudo o que possa servir para encaminhar à solução. Recomenda-se que o cidadão oficialize a acusação por escrito e com todos os dados pessoais.

    Quem responde às mensagens?

    É regra na Ouvidoria que todas as respostas sejam orientadas pelo Ouvidor. Nenhum assunto é despachado sem o seu conhecimento ou sem a sua orientação, pois ele é o responsável pela Ouvidoria.

    Agora que você já sabe o que é e como funciona a Ouvidoria da Prefeitura Municipal, não deixe de utilizar esse canal importante de participação popular!


    Registrar Manifestação online